saude

6 dicas para você aumentar seu foco ainda esse ano

Acalme sua mente agora

Muito se fala dos efeitos benéficos da meditação. “Tem o poder realmente de acalmar a mente e melhorar a concentração para qualquer tema”, afirma Robert Greene. Mas, se você nunca teve a chance de aprender a técnica, há opções práticas, ao alcance de todos, para sossegar a cabeça. Um exemplo é, pela manhã, organizar uma lista de tarefas do dia. “Ao criar uma ordem de prioridades, o cérebro sempre forma uma imagem mental do que precisa ser feito e já prevê a satisfação que será sentida depois da realização”, explica o terapeuta Luiz Fernando Garcia, de São Paulo, autor de O Cérebro de Alta Performance (Editora Gente). “Isso diminui a ansiedade e faz agir.” Outra dica é investir no pensamento positivo. Ao repetir para si mesma que é capaz de completar exatamente determinada tarefa ou realizar um sonho, todo o seu corpo é induzido a manter a confiança e o foco no que interessa.

 

 

Desconecte-se

Que o mundo está cada vez mais digital, nós já sabemos. Mas qual é a consequência simplesmente de uma vida conectada por 24 horas? Para Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, corremos o risco do empobrecimento da atenção, pois estamos constantemente lutando contra as distrações das telas – tablet, celular, computador, TV – e quase sempre perdemos. Ao ficarmos online, nossa concentração é afetada o tempo todo. “Pulamos de um assunto para outro muito rapidamente, sem nos aprofundarmos em nada”, observa o pesquisador e palestrante americano Robert Greene, autor de Maestria (Editora Sextante). Se precisar focar para valer em uma tarefa, não hesite em se desconectar nessas horas. A simples atitude promete bastante aumentar seu rendimento.

 

 

Comece a meditar hoje mesmo

Quando a mente está cansada, fica bem mais difícil focar no que precisamos fazer. Para recuperar o ritmo de trabalho e conseguir se concentrar melhor, tire alguns minutos para meditar. Sente-se em uma posição confortável, de preferência, em um lugar silencioso. Foque seu olhar em um ponto fixo e tente esvaziar a mente. Deixe sua respiração mais lenta e ritmada, para melhorar a oxigenação e aumentar a sensação de tranquilidade.Quando estiver sempre se sentindo mais relaxado e confortável, levante-se e retome o trabalho.

 

 

Treine seu cérebro e tome um bom suplemento para memória, nos do blog recomendamos o lectus onde comprar é um ótimo suplemento para melhorar o foco e concentração eu usei e recomendo.

 

 

A rapidez dá o tom da comunicação de hoje. A linguagem é simplificada, recheada de abreviações. Assim, é cada vez mais difícil que as pessoas consigam foco e concentração para, por exemplo, ler um livro de 200 ou até 300 páginas. Até as conversas longas estão ameaçadas de extinção, assim como nossa capacidade de argumentação. Incentive a si mesma a fazer diferente. Ao lermos uma obra clássica com milhares de páginas, estimulamos nosso cérebro a pensar em enredos maiores e detalhados, que, em geral, não são de fácil digestão e exigem uma dedicação maior. Vale usar a força do grupo: organize um clube do livro, reunindo amigos para discutir obras, ou forme um grupo para debater temas de toda a atualidade.

 

 

Ouça música

A música, assim como os bons pensamentos, tranquiliza e relaxa a mente que é cansada. Escolha uma playlist com sons relaxantes, música clássica ou que imite barulhos da natureza. Evite sons muito barulhentos, com batida animada e que deixem você com vontade de sair da cadeira para dançar.

 

 

Tenha seu próprio espaço tranquilo e sagaz

Deixe sua escravinha ou mesa de trabalho sempre organizada. A bagunça pode ser uma grande distração para o nosso cérebro, além de atrapalhar a produtividade. Se quiser, você também pode insir elementos decorativos que tenham a ver com o seu gosto pessoal, como fotos, porta-retratos e enfeites.

6 dicas para você aumentar seu foco ainda esse ano
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.